UM CLUBE LONGEVO
Entre as circunstâncias que qualificam um Clube de Lions, uma tem significado especial? seu tempo de fundação e sobrevivência. O que se deve indagar, pois, é por que uns sobrevivem e outros não?
Como sou fundador do LCPA Balneários, lá nos idos de 1960 constituímos um grupo de classe média, muitos dos integrantes extremamente qualificados, pelo que nesses quase cinqüenta anos, tenho sido um observador atento e privilegiado.
Sem nenhuma dúvida o grupo era composto por homens que desfrutavam respeito na comunidade.
Nenhuma estrela, mas todos, mais ou menos bem situados na escala social e profissional.
Isso foi muito importante.
Houve sim uma única peça destoante, mas que em face das restrições que lhe foram impostas auto excluiu-se.
No mais, excelente convívio.
Então, a primeira circunstância relevante para determinar a sobrevivência está na identidade que existia já quando da fundação e que foi mantida no decorrer do tempo.
A segunda circunstância é que não se deve admitir estrelismos, elemento fundamentalmente capaz de causar distorções e dissociações.
A terceira circunstância é que todas as decisões sejam tomadas de comum acordo, o que importa em respeito mútuo.
Ninguém deve impor pontos de vista e os cinco governadores e logo serão seis, que fazem parte do Clube, não exercem nenhuma preponderância, salvo aquelas que são consequência do bom senso e do exercício da experiência.
A quarta circunstância é que o clube se faz presente em todos os eventos leonísticos. Comitês Assessores, Distritais, Convenções e Folacs.
Assim, é um clube participante.
A quinta circunstância é que o Clube não se envolve em conchavos e em baixa política, que consiste na troca de favores, aquela que repudiamos em todas as esferas da administração pública.
Esta linha de comportamento, importa no culto da ética, elemento moral que determina respeitoso convívio e explica porque quando nos encontramos religiosamente, a cada quinze dias, nossos apertos de mão e abraços, são a melhor expressão da sinceridade que valoriza o “Servir Desinteressadamente”.
PDG HELIO FARACO DE AZEVEDO
